ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS
NOTA DE FALECIMENTO
A Academia Catarinense de Letras com profundo pesar comunica o falecimento do Acadêmico OSVALDO DELLA GIUSTINA (1936-2025), ilustre titular da Cadeira 34, ocorrido em Brasília, DF.
Nascido em Orleans, Santa Catarina, em 21 de julho de 1936, filho de Gregório Della Giustina e Elisabete Della Giustina, foi filósofo, jornalista e historiador. Graduado em Filosofia e em Jornalismo, pela PUC do Rio Grande do Sul, pós-graduado em Planejamento da Educação, Planejamento Estratégico de Desenvolvimento e Segurança e em Recursos Humanos.
Professor universitário, lecionou nos cursos de filosofia, sociologia, história e educação. Implantou e dirigiu destacadas fundações educacionais, entre as quais, UNISUL, UNITINS, FUCAT E ACAFE.
Atuou como Secretário de Estado e Deputado Federal em Santa Catarina e Secretário para Reforma do Ensino Superior e Secretário-chefe de Gabinete do Governador, no Estado de Tocantins. Na esfera federal, foi Adjunto da Secretaria de Imprensa da Presidência da República e Chefe de Gabinete do Ministério da Educação, do Conselho Federal da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal.
Eleito para a Academia Catarinense de Letras, foi empossado em 26 de outubro de 1984. Deixa uma relevante e vasta obra escrita, principalmente nas áreas da Educação, da História, da Política e da Literatura.
Em Santa Catarina será eternamente lembrado como um verdadeiro humanista e um dos mais expressivos intelectuais do Estado. Na nossa centenária Academia Catarinense de Letras, permanecerá imortalizado pela sua obra e por sua brilhante trajetória como um dos seus mais lídimos representantes. Com sua triste ausência, deixa em seus pares a memória de um de seus mais ilustres acadêmicos e, sobretudo, a de um admirável, cativante e afetuoso amigo.
Ao externar imensa consternação pela perda irreparável do ilustre intelectual, a ACL registra suas condolências e se solidariza na dor dos familiares e dos amigos.
Florianópolis, 28 de fevereiro de 2025
A DIRETORIA
Nossa solidariedade aos familiares, amigos próximos e aos seus pares, na Academia Catarinense de Letras.