Godofredo de Oliveira Neto

Na nota que publicou em sua coluna na revista Oeste (https://revistaoeste.com/brasil/escritor-de-raiz-na-abl), o também professor e escritor Deonísio da Silva, coordenador deste portal, destaca que o colega pertence à Academia Catarinense de Letras (Cadeira 10), que já antes reconhecera sua obra e seu lugar, premiando-o e a seguir elegendo-o para confrade.

“Interrompendo a série de médico, economista, jurista, cineasta, atriz e músico, que vinha desconcertando o mundo literário, a Academia Brasileira de Letras elegeu na tarde desta quinta-feira (9 de junho) o escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto, de 71 anos, catarinense de Blumenau, e já integrante da Academia Catarinense de Letras. Doutor em Letras pela UFRJ, onde atua como professor há muitos anos, é autor de obras de reconhecidos méritos, entre as quais se destacam O Bruxo do Contestado, Amores Exilados e Menino Oculto”, escreveu Deonísio da Silva. “Ele entrou na vaga do educador Candido Mendes de Almeida, falecido em fevereiro deste ano. O único escritor catarinense que até agora tinha sido eleito não era escritor: tinha sido o militar e político Lauro Müller, que sucedera ao Barão do Rio Branco”.

A ACL está colhendo depoimentos de todos os confrades que quiserem se manifestar sobre isso. Luiz Alberto Silveira, nosso confrade da cadeira 35, assim se expressou: “Das aulas de literatura (seguramente inesquecíveis) de sua professora Frida sobre Machado de Assis, ainda menino em Blumenau, passando pela graduação no Rio de Janeiro e pelos estudos elevados na França, fez-se sua magnífica viagem literária até a Academia Brasileira de Letras. O alto nível dos seus feitos, e que se fazem continuados, é agora laureado com destacado mérito. Como acadêmico da também sua Academia Catarinense de Letras, ocorre-me, com esta conquista, imensa admiração e ingente consideração. Parabéns.”

A poeta Teca Mascarenhas, como é mais conhecida a titular da cadeia 25 da Academia Catarinense de Letras, escritora de refinada sensibilidade, disse ao saber do surpreendente resultado, depois de seis eleições consecutivas na ABL sem escritor: “A notícia da eleição do querido amigo pessoal e confrade da ACL Godofredo de Oliveira Neto para a Cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras enche-me de emoção e orgulho!”. E acrescentou: “Essa merecida conquista se configura no ápice da trajetória do intelectual catarinense nascido em Blumenau, que se capacita e exerce o magistério superior em centros educacionais de excelência e edifica sua vida inteiramente dedicada às letras. Como entusiasmado e eficiente professor pesquisador de Literatura Brasileira, Godô é responsável por estimular centenas de jovens adultos ao cultivo do nosso idioma e à preservação da nossa história. Como escritor, imprime em seus contos e romances a marca indelével de um humanista, engajado nas causas sociais e na luta contra as injustiças, ao tempo em que ensina e seduz suas leitoras e leitores com seus personagens e enredos.”

Teca Mascarenhas observa que o premiado autor divulga suas dezenas de obras para além do nosso país, ultrapassa as fronteiras do idioma e da geografia, e contribui sobremaneira para a elevação da imagem do Brasil. “A cultura se rejubila e todos ficamos mais plenos! Ganha a Academia Brasileira, a Catarinense e ganha a Língua Portuguesa!”

O cronista Sérgio da Costa Ramos, ao cumprimentar o romancista Godofredo de Oliveira Neto, disse sentir, “assim como todos os catarinenses, grande orgulho com a ascensão do amigo e confrade ao Petit Trianon, levando o mérito de sua tão criativa obra literária”.

O Acadêmico Laete Sílvio Tavares parabenizou o “ilustre conterrâneo catarinense pelo enorme feito e merecido!”. Pois, segundo ele, “ao longo de mais de cem anos da ABL, apenas dois catarinenses tinham sido titulares da instituição, sendo o preclaro professor Godofredo, o terceiro”.

Para o atual presidente da ACL, o jornalista Moacir Pereira, a eleição do colega Godofredo é um “extraordinário feito literário, cultural e político”.

A eleição para a Cadeira 35 da ABL foi destaque na imprensa brasileira. O Jornal Nacional, da Rede Globo, dedicou 2 minutos à notícia. Assista ao vídeo no vínculo a seguir:

https://globoplay.globo.com/v/10654968/?s=0s

Outras manifestações estão chegando e serão aqui publicadas. Festejemos!

Recentemente, na série de episódios sobre literatura catarinense veicula na NSC TV, intitulada “Nossa SC Faz Escritores”, o romancista Godofredo de Oliveira Neto foi o personagem de um dos programas veiculados pela emissora. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=2vYzoOyjee0