Faleceu ontem em Porto Alegre (RS), onde morava, o escritor e editor Walmor Santos, autor de dezenas de livros, entre os quais “Contestado: a guerra dos equívocos” (editora Record), publicado em dois volumes.
Walmor Santos nasceu em São João do Sul (SC), município localizado no extremo sul do estado, a 260 quilômetros de Florianópolis, e iria completar 71 anos em 16 de agosto. Desde 2016, lutava contra um câncer. A quem se interessar por seus livros, estão quase todos em www.estantevirtual.com.br
Era proprietário da empresa WS Editor e se dedicava a lançar novos escritores e a levá-los às escolas. Foi o idealizador do grupo Cria Contos, do Projeto Autor na Sala de Aula e do Projeto Comunidade Leitora (este, com Nóia Kern). Foi criador e editor da extinta “Revista Literária Blau”. Presidiu a Associação Gaúcha de Escritores no biênio 1999-2001. Ministrou centenas de palestras para professores de todos os níveis de Ensino sobre o tema Leitura: a Arte da transform(ação), falando sobre diferentes realidades vivenciadas nos ambientes escolares e com exemplos concretos de resultados a partir das experiências vivenciadas por alunos e professores. Com o mesmo título acima, ministrou curso na Jornada de Literatura de Passo Fundo, em 2003. Em 1990 fez a Oficina de Criação Literária, com Luiz Antonio de Assis Brasil, no Curso de Pós-graduação em Letras, do Instituto de Letras e Artes da PUC/RS. Com larga experiência em projetos de leitura, prestava assessoria para Secretarias de Educação e grandes escolas. Em 2001 foi indicado ao Prêmio Jabuti pela novela “A noite de todas as noites”.