Conforme a portaria n. 9/2021 da Academia Catarinense de Letras (ACL), encerra-se no próximo dia 1° de fevereiro o prazo para inscrições ao prêmio literário Othon Gama D’Eça, edição 2022. Podem participar autores catarinenses com obras publicadas de agosto de 2020 a julho de 2021, nas categorias ensaio, história, romance, conto, crônica e poesia.
O presidente da ACL, Moacir Pereira, nomeou a comissão especial que vai coordenar a concessão do prêmio anual. Fazem parte dessa comissão os acadêmicos Péricles Prade, cad. 28, Miro Morais, cad. 20, e Olsen Jr., cad. 11.
Os membros da Academia Catarinense de Letras poderão fazer indicações, por escrito, diretamente à comissão, até a data limite de inscrição, contendo nome da obra, autor, gênero, editora, ano e breve justificativa da indicação.
Conforme o regulamento, a entrega dos prêmios ocorrerá no mês de março deste ano.
Gama d’Eça
O jornalista e poeta Othon da Gama Lobo d’Eça (nascido em Desterro, atual Florianópolis, em 3 de agosto de 1892) foi um dos fundadores da Academia Catarinense de Letras, da qual foi presidente durate 20 anos seguidos, de 1945 a 1965, ano de sua morte. Advogado, foi um dos pioneiros do ensino jurídico em Santa Catarina, tendo sido professor de Direito Romano na Faculdade de Direito de Santa Catarina, fundada em 1932. Obras: Cinza e bruma (1918); Terra (1920); Vindita braba (1923); Aos espanhóis confinantes (1929); Homens e algas (1957); Centenário de Cruz e Souza (1962) e Nuestra Senora de l’Asunción (1992). Em 1948, a convite do governador Aderbal Ramos da Silva, assume o cargo de secretário de Estado da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública.
Veja a íntegra da portaria n. 9/2021/ACL:
Institui Comissão Especial visando à concessão do prêmio Othon Gama D’Eça e demais prêmios de literatura da Academia Catarinense de Letras.
O Presidente da Academia Catarinense de Letras, no uso das suas atribuições, conforme o art. 27, alínea j, do Estatuto, e considerando o art. 48 do Estatuto e a tradição acadêmica,
Resolve:
Art. 1° – Nomear os Acadêmicos Péricles Prade, cad. 28, Miro Morais, cad. 20, e Olsen Jr., cad. 11, para, sob a presidência do primeiro, integrar a Comissão Especial que vai coordenar a concessão dos prêmios anuais da Academia Catarinense de Letras a obras publicadas de agosto de 2020 a julho de 2021 por autores catarinenses, com destaque ao prêmio Othon Gama D’Eça para o conjunto da obra.
Art. 2° – Qualquer autor catarinense poderá submeter obra de sua autoria ao exame da Comissão nas categorias ensaio, história, romance, conto, crônica e poesia.
Art. 3° – Os acadêmicos poderão fazer indicações, por escrito, diretamente à Comissão até o dia 1° de fevereiro de 2022, contendo: nome da obra, autor, gênero, editora, ano e breve justificativa da indicação.
Art. 4° – A Comissão é soberana para fazer as indicações à sessão acadêmica, através de relatório por escrito, as quais serão referendadas na forma regimental, podendo contudo não indicar nenhum gênero ou conjunto da obra à premiação.
Art. 5° – A entrega dos prêmios ocorrerá em março de 2022.
Florianópolis, 23 de novembro de 2021
Moacir Pereira
Presidente
Lausimar Laus, Othon Gama D’Eça e Ruth, catarinenses escritores na Galeria Villa Rica, no Rio de Janeiro, no final da década de 1950. (Fonte: http://ruthlaus.blogspot.com/2007_10_01_archive.html)