A Editora Minotauro, do grupo luso-brasileiro Almedina, com sede do Rio de Janeiro, está lançando o livro “Anita Garibaldi revive: na literatura, na cultura e na economia”, de autoria do jornalista Moacir Pereira.
O livro conta com 12 capítulos, com resgate de vários aspectos da vida e da obra da heroína lagunense, e que merecem incontáveis eventos no ano do bicentenário de nascimento.
O autor faz um resgate e um resumo das principais obras literárias, da projeção de Anita nas artes, nos monumentos, na música e na economia.
A instalação de uma fábrica do grupo italiano Marcegaglia em Garuva, norte de Santa Catarina, foi resultado de uma missão especial do Estado na Itália para tratar da transferência dos restos mortais de Anita Garibaldi para o Estado.
A obra traz ainda dados sobre os principais eventos do bicentenário, os municípios que homenageiam Anita Garibaldi, a Medalha Anita Garibaldi e a sessão solene do Senado Federal.
O livro deverá ser lançado em março na cidade de Laguna, juntamente com a obra do premiado escritor catarinense Deonisio da Silva, intitulada “Balada por Anita Garibaldi & Outras Histórias Catarinautas”, também da Editora Minotauro.