Evento “Conversas Culturais” será transmitido ao vivo na próxima segunda-feira (29), a partir das 17h, pelo canal da ACL no YouTube.
Cinco anos depois de ter deixando de ser colônia, tendo sido elevado à condição de Reino Unido, o Brasil acompanhava com atenção a Revolução Liberal do Porto, iniciada em 1820 em Portugal e que reivindicava o retorno do rei português.
As tensões aumentavam a cada dia e D. Pedro, agora príncipe regente do Brasil, sofria pressão para também deixar o país e regressar a Portugal. No “Dia do Fico”, D. Pedro decide permanecer no Brasil e dá início ao processo que acabaria em 7 de setembro de 1822, com o simbólico grito da independência, que teria ocorrido às margens do Ipiranga, e no mês seguinte o tornaria Imperador.
Agora, prestes a completar dois séculos desses acontecimentos, o distanciamento permite aos estudiosos revisitar os eventos históricos com outro olhar.
Nesta segunda-feira (29), às 17 horas, a Academia Catarinense de Letras (ACL) promove mais uma rodada das suas “Conversas Culturais”, desta vez tratando do bicentenário da Independência. O presidente da entidade, Salomão Ribas Júnior, o vice-presidente, Moacir Pereira, e o Acadêmico e historiador Jali Meirinho vão expor alguns pontos de vista sobre o tema numa programação comemorativa à data, transmitida ao vivo pelo canal da ACL no YouTube, com a participação on-line dos demais membros da ACL.